[tempo de agradecer 💖]
Uma das pessoas que perde um pouco do seu tempo para me ler, desafiou-me a escrever sobre gratidão.
Não recusei. Disse que um dia o faria. Assim a inspiração me permitisse. Não sou escritora. Não tenho pretensões a sê-lo. Direi sempre que escrevo porque gosto. Porque me apetece. Porque me dá tranquilidade. Quando quero. Hoje senti que era o dia de ser grata. Falar de gratidão.
Sentei-me. Sozinha em silêncio. Como tanto gosto. E deixei fluir. Ali a ouvir o mar. Meu único e fiel companheiro.
Falar de gratidão não é fácil. É um sentimento profundo, que muitas vezes se encontra enterrado sob as preocupações do nosso dia a dia, sob as frustrações e as tristezas. Mas, ao mesmo tempo, é um dos sentimentos mais poderosos que podemos experimentar e experienciar.
A gratidão é a capacidade de reconhecer e valorizar as coisas mais simples e melhores que temos na vida, mesmo nos momentos mais difÃceis. E têm sido tantos.
A gratidão é como um raio de sol que atravessa as nuvens escuras num dia chuvoso. É a luz que ilumina o meu caminho, mesmo quando tudo parece perdido. É a força que me impulsiona a seguir em frente, a superar os obstáculos, a encontrar a beleza nas pequenas coisas.
Sim. Ser grato é reconhecer a bondade dos outros, o amor que nos é dado, é dar amor sem pedir nada em troca, são as oportunidades que surgem no meu caminho. É agradecer pelos que permaneceram na minha vida e pelos que nela, por algum motivo, não quiseram ficar. É agradecer pelo que tenho, em vez de lamentar o que me falta. É cultivar a esperança, a alegria, a paz interior e o amor pelo próximo.
É agradecer pelo amor que sinto mesmo que não o sintam por mim. Porque me faz sentir viva e grata.
Por isso, hoje quero expressar a minha gratidão a todos aqueles que fazem parte da minha vida, que me apoiam, que me inspiram, que me desafiam a ser melhor. Que ao longo deste último ano. Tão difÃcil. Muito difÃcil. Estiveram sempre ao meu lado. Continuam a meu lado, fazendo-me acreditar a seguir em frente. Quando eu tanto duvido. Agradeço cada sorriso, cada gesto de carinho, cada palavra de encorajamento. Agradeço por todas as experiências que me fizeram crescer, por todas as lições que aprendi ao longo do caminho. Até por quem me magoou.
E, acima de tudo, agradeço por ter a oportunidade de partilhar estas palavras com quem me lê. Mesmo que não o faça com intenção de me lerem. Agradeço por cada pessoa que dedica um pouco do seu tempo para me acompanhar, para me inspirar, para me desafiar a ser mais e melhor. Para me ajudar. Apoiar. Agradeço por cada momento de conexão, de partilha, de aprendizagem.
Que a gratidão seja sempre o meu guia, a minha bússola, o meu farol. Sempre.
Que possa cultivar este sentimento precioso em cada dia da minha vida, reconhecendo a beleza e a abundância que me rodeiam.
E que, através da gratidão, possa encontrar a verdadeira felicidade. Seja lá onde quer que ela esteja …
•